Seja bem vindo!

"Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tornarem um pouco o destino da escola. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”

Paulo Freire


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O que é o Grêmio Estudantil?


O Grêmio é a organização dos estudantes na Escola. Ele é formado apenas por alunos, de forma independente, desenvolvendo atividades culturais e esportivas, produzindo jornal, organizando debates sobre assuntos de interesse dos estudantes, que não fazem parte do Currículo Escolar, e também organizando reivindicações, tais como compra de livros para a biblioteca, transporte gratuito para estudantes, e muitas outras coisas.

É muito importante criar o Grêmio em sua Escola, pois ele será um órgão reconhecido de apoio à Direção Escolar. É também um espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos

O Grêmio Estudantil não terá caráter político-partidário, religioso, racial e também não deverá ter fins lucrativos.

A organização, o funcionamento e as atividades do Grêmio serão estabelecidas em seu Estatuto, aprovado em Assembléia Geral do corpo discente do Estabelecimento de Ensino, convocada para este fim, obedecendo à legislação pertinente.

A aprovação do Estatuto, a escolha dos Dirigentes e dos Representantes do Grêmio serão realizadas pelo voto direto e secreto de cada estudante, observando-se, no que couber, as normas da legislação eleitoral.

São sócios do Grêmio todos os alunos matriculados e com freqüência regular.

Os representantes do Grêmio não poderão utilizar seu horário de aula para reuniões e quaisquer outras atividades sem autorização da Direção geral e do professor da turma.


FONTE: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/.../gremio/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário