Seja bem vindo!

"Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tornarem um pouco o destino da escola. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”

Paulo Freire


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Matéria exibida pelo Bahia Meio Dia


Alunos aprendem a evitar o 'bullying' nas escolas
11/8/2010

Ingrid, de 13 anos, conta que é insultada pelos colegas de escola

Brincadeiras de mau gosto, apelidos, xingamentos. Atitudes que podem marcar para sempre a vida de quem sofre o chamado ‘bullying’. As vítimas são crianças e adolescentes.
Você vai ver agora o depoimento emocionado de uma adolescente vítima do ‘bullying’ e como isso afeta o dia-a-dia dela. A preocupação com o assunto é tanta que uma escola pública de Salvador resolveu tratar a questão através da arte.

As lições e provas Ingrid tira de letra. O que está difícil pra estudante de 13 anos é ser motivo de gozações há pelo menos um ano. ‘Eles esculhambam, xingam você, bota cada apelido absurdo em você, às vezes você acha que é uma brincadeira, mas quando você que as coisas estão se agravando, aí a gente fica bem nervoso’, conta a estudante Ingrid Ramos. ‘Eu acho que isso é uma violência e que ninguém deveria fazer porque a gente diferente, a gente não é feio’, emociona-se Ingrid.

A palavra ‘bullying’, de origem inglesa, pode ser até nova, mas a prática sempre existiu. ‘É uma forma de agressão física ou verbal. Começa como uma brincadeira de mal gosto, mas depois termina como uma humilhação para a pessoa’, explica a estudante Érica Nascimento, de 13 anos.

Na tentativa de frear o comportamento agressivo entre os estudantes, ‘bullying’ virou assunto em sala de aula desde junho. ‘O temo foi escolhido exatamente pelos alunos. É um assunto muito importante’, diz a diretora Marlene Santos.

No auditório da Escola Estadual Polivalente San Diego, no bairro do Uruguai, os estudantes usam o teatro e a dança pra aprender a conviver com as diferenças. ‘A arte tem um grande poder de transformação. Ela consegue fazer com que os alunos não só vivenciem, mas tenham uma visão crítica do que eles estão vivenciando’, avalia o professor Raimundo Moura.

O ‘bullying’ é um problema encontrado em qualquer escola, pública ou particular. As pessoas que sofrem de ‘bullying’, segundo os psicólogos, poderão crescer com sentimentos negativos, principalmente, baixa auto-estima e na terão sérios problemas de relacionamento e no trabalho.
‘Tem dias que a gente acorda bem, mas tem dia que já não dá tão certo. Quando a gente chega na escola, chega pensando que é um novo dia, mas é tudo a mesma coisa. Chateia, magoa, com certeza’, diz Ingrid.

Com apoio da escola e dos pais, Daiane, de 16 anos quer ser exemplo de superação. ‘Minha mãe, principalmente, que sempre esteve ali me apoiando, falando para eu estudar, você tem que mostrar o que você é para você mesma, se olhe no espelho e veja se é realmente o que estão falando. Então, eu vivo hoje o que eu penso de mim, não vivo o que os outros pensam de mim’, ensina a estudante Daiane Silva, de 16 anos.

Um comentário:

  1. É muito gratificante saber que o ser humano pode e deve sempre lutar por objetivos dignos, por um mundo onde todos sejam vistos com respeito, compreensão e igualdade. Parabéns Polivalente San Diego pela iniciativa!

    Rosaura.

    ResponderExcluir