A comunidade escolar do Polivalente San Diego tem como valores:
1- O respeito pelo aluno levando em consideração que a fase da adolescência e da juventude provoca mudanças e uma ruptura entre o fim da infância e o início da vida adulta, mesmo não havendo uma definição social precisa para esse período de transição social, que é também cultural, pois acontece de várias maneiras nas diversas formas de sociedade formadas pelo homem. Nesse momento da vida as dificuldades são inúmeras especialmente no tocante a construção da auto-imagem e da própria identidade. Estes aspectos deixam o jovem bastante vulnerável em suas relações afetivas, sociais, com a família, com as perspectivas de futuro, com valores morais, enfim é momento de dúvidas e fragilidades que deverão ser respeitados.
2- A democracia como valor permanente na construção do aprendizado tantos dos alunos como do corpo docente, interagindo com o os mais variados conhecimentos presentes em cada um dos atores atuantes na unidade escolar.
3- A autonomia, reconhecer o direito de escolher um caminho de vida próprio, de ser respeitado nessas escolhas e de viver de modo digno e satisfatório em qualquer alternativa, de acordo com próprias aptidões, desejos e valores, consolidando o direito de ser diferente, o respeito a diversidade cultural. Para que a autonomia seja conquistada será necessário capacitar toda a comunidade escolar para tomar decisões, construir suas regras, refletir sobre as conseqüências de suas ações e assumir responsabilidades. Conquistada a autonomia estamos também atingindo os dois primeiros valores já citados anteriormente.
1- O respeito pelo aluno levando em consideração que a fase da adolescência e da juventude provoca mudanças e uma ruptura entre o fim da infância e o início da vida adulta, mesmo não havendo uma definição social precisa para esse período de transição social, que é também cultural, pois acontece de várias maneiras nas diversas formas de sociedade formadas pelo homem. Nesse momento da vida as dificuldades são inúmeras especialmente no tocante a construção da auto-imagem e da própria identidade. Estes aspectos deixam o jovem bastante vulnerável em suas relações afetivas, sociais, com a família, com as perspectivas de futuro, com valores morais, enfim é momento de dúvidas e fragilidades que deverão ser respeitados.
2- A democracia como valor permanente na construção do aprendizado tantos dos alunos como do corpo docente, interagindo com o os mais variados conhecimentos presentes em cada um dos atores atuantes na unidade escolar.
3- A autonomia, reconhecer o direito de escolher um caminho de vida próprio, de ser respeitado nessas escolhas e de viver de modo digno e satisfatório em qualquer alternativa, de acordo com próprias aptidões, desejos e valores, consolidando o direito de ser diferente, o respeito a diversidade cultural. Para que a autonomia seja conquistada será necessário capacitar toda a comunidade escolar para tomar decisões, construir suas regras, refletir sobre as conseqüências de suas ações e assumir responsabilidades. Conquistada a autonomia estamos também atingindo os dois primeiros valores já citados anteriormente.
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