Seja bem vindo!

"Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tornarem um pouco o destino da escola. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”

Paulo Freire


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A comunidade escolar do Polivalente San Diego tem como valores:
1- O respeito pelo aluno levando em consideração que a fase da adolescência e da juventude provoca mudanças e uma ruptura entre o fim da infância e o início da vida adulta, mesmo não havendo uma definição social precisa para esse período de transição social, que é também cultural, pois acontece de várias maneiras nas diversas formas de sociedade formadas pelo homem. Nesse momento da vida as dificuldades são inúmeras especialmente no tocante a construção da auto-imagem e da própria identidade. Estes aspectos deixam o jovem bastante vulnerável em suas relações afetivas, sociais, com a família, com as perspectivas de futuro, com valores morais, enfim é momento de dúvidas e fragilidades que deverão ser respeitados.

2- A democracia como valor permanente na construção do aprendizado tantos dos alunos como do corpo docente, interagindo com o os mais variados conhecimentos presentes em cada um dos atores atuantes na unidade escolar.

3- A autonomia, reconhecer o direito de escolher um caminho de vida próprio, de ser respeitado nessas escolhas e de viver de modo digno e satisfatório em qualquer alternativa, de acordo com próprias aptidões, desejos e valores, consolidando o direito de ser diferente, o respeito a diversidade cultural. Para que a autonomia seja conquistada será necessário capacitar toda a comunidade escolar para tomar decisões, construir suas regras, refletir sobre as conseqüências de suas ações e assumir responsabilidades. Conquistada a autonomia estamos também atingindo os dois primeiros valores já citados anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário