Seja bem vindo!

"Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tornarem um pouco o destino da escola. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”

Paulo Freire


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo !!!

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ANO, foi um indivíduo genial, industrializou a ESPERANÇA, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Ai entra o milagre da renovação...

...e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui por diante vai ser diferente".

Carlos Drummond de Andrade








domingo, 26 de dezembro de 2010

O San Diego deseja a todos um Feliz Natal!



Plano de Ação de Revitalização do Conselho Escolar.


O Conselho Escolar nasce do desejo histórico de participação cidadã nos assuntos que são de interesses de toda a comunidade dentro e fora da U.E, seu papel é muito importante, pois agrega diferentes segmentos que tem por objetivo uma escola melhor para todos. A composição do Conselho de Escola é definida por eleição direta a cada dois anos. Este é constituído por representantes de pais, professores, alunos e funcionários que atuam articulados com a Direção, nas esferas da gestão pedagógica, administrativa e financeira da escola.

O Colégio Polivalente San Diego já tem implantado um Conselho Escolar, mas ainda é pouca ou nenhuma participação dos membros do Conselho nas decisões que afetavam o cotidiano da escola. Assim consciente da importância do Conselho Escolar para atuar como aliada na busca de uma escola cada vez melhor, a Gestão tem se empenhado na árdua tarefa de mobilizar a comunidade escolar afim de que participem ativamente por isso elaboramos um Plano de Ação que visa promover uma maior participação e comprometimento dos segmentos presentes na U.E dando abertura para um gerenciamento compartilhado dentro das leis e normas vigentes, tornando a escola um espaço de todos e para todos, gerando com isso um sentimento de nós, de pertença ao grupo e conseqüente uma participação ativa, espontânea de todos nos assuntos que envolvem os atores presentes na U.E. Só através da participação de todos é que teremos uma Gestão Democrática de fato e de direito.

O objetivo geral desse plano de ação é propor ações e instrumentos necessários à implantação efetiva da gestão democrática na escola, através do fortalecimento dos Conselhos escolares.

Inicialmente começamos sensibilizando a comunidade escolar através de reuniões com os representantes dos segmentos e material informativo impresso (cartazes e panfletos). Após as devidas informações e esclarecimentos estimulamos a formação das chapas para concorrerem ao Conselho Escolar, campanhas das chapas formadas para conquistarem votos, o que representa um exercício de cidadania.

A eleição ocorreu no dia 10/12/10, com uma participação pequena da comunidade escolar, apesar de todo o esforço de informar e incentivar a participação de todos, porém continuaremos o nosso plano de revitalização do conselho. Após as eleições haverá nos meses subseqüentes reuniões para elaboração de novos projetos, reverem ações passadas e avaliar de forma constante a participação efetiva do Conselho na gestão democrática da U.E. A sugestão é que as reuniões sejam realizadas a cada três meses, elas servirão para avaliar, corrigir, trocar experiências...










sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Desfile: Beleza Negra do San Diego

A culminância do Projeto Novembro Negro no San Diego foi um Sucesso! Os alunos dos Eixos VI e VII desfilaram com indumentárias  e bandeiras representando paises africanos. Os alunos do Profº Valmir  produziram as roupas utilizadas por eles nas aulas de Artes e atividades Laborais.