Seja bem vindo!

"Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tornarem um pouco o destino da escola. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”

Paulo Freire


sábado, 27 de novembro de 2010

Projeto Novembro Negro - produção dos alunos



Em uma das etapas do Projeto Novembro Negro, os alunos construiram  painéis sobre o tema: A CONTRIBUIÇÃO NEGRA NA CONDUÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO ONTEM E HOJE e suas representatividades.

sábado, 20 de novembro de 2010

Novembro Negro no San Diego - apresentações da 7ª e 8ª series

 


Foi um sucesso o desfile da beleza negra dos alunos das 7ª  e 8ª series!!!

QUEM VENCEU O DESFILE

8A 5, 1 LUGAR

8A 4, 2 LUGAR

8A 3, 3 LUGAR.

Agradecemos a presença da REPROBANDA, DO CENTRO COMUNITARIO DO URUGUAI

NOVEMBRO NEGRO NO SAN DIEGO


O PROJETO NOVEMBRO NEGRO NO SAN DIEGO: POLÍTICA E AFRODESCENDÊNCIA ONDE ESTAMOS NÓS?!
 
ESTE ANO TEM COMO TEMA:
A CONTRIBUIÇÃO NEGRA NA CONDUÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO ONTEM E HOJE.


Neste projeto pretendemos demonstrar a importância da participação negra no processo eleitoral e político do país. E como esta ação reflete em políticas públicas efetivas para a comunidade negra brasileira, baiana e do entorno do Colégio Estadual Polivalente San Diego.

O objetivo geral é identificar o processo eleitoral brasileiro e apresentar a inserção, neste mecanismo, do afrodescendente, compreendendo sua atuação e seus reflexos na sociedade civil enquanto espaço discussão e efetivação de políticas púbicas, em especial, na esfera da equidade étnica.

Temos como objetivos específicos:

1. Reconhecer a importância do processo eleitoral vigente.

2. Contribuir para a consolidação do conhecimento a formação cidadã na Unidade Escolar – UE.

3. Reconhecer a contribuição do homem e da mulher negros na formação da sociedade brasileira e baiana.

4. Desmitificar o modelo ora construído, que exclui e minimiza a participação e presença deste grupo étnico na história do Brasil e da Bahia, em especial no processo eleitoral brasileiro.

5. Referendar a legislação atual e os mecanismos de mobilização social cujo reflexo são a efetivação de ações afirmativas dos diversos grupos sociais presentes na comunidade local.

6. Identificar aspectos sociais, econômicos e culturais que sofrem interferência das boas práticas no processo eleitoral brasileiro.

domingo, 14 de novembro de 2010

12 de novembro - Dia do diretor

Homenagem a Diretora do Colégio Polivalente de San Diego



                                                                     



Assim como numa oração começo agradecendo, é assim que iniciamos nossa homenagem: com agradecimentos.

Muito obrigada, mas ainda é pouco e sempre será diante de tanto amor, dedicação, força, coragem, fé, confiança, persistência, garra, diante de tanta vida e experiência.

Como iremos recompensar tamanho benefício concedido por uma mente sábia que governa este templo? Sim, pois é isto que esta escola é um Templo de Sabedoria administrado por uma mulher que encerra em si a essência divina, que já caminhou muito e continuará sempre caminhando e presente na mente e no coração de professores, alunos e de todos os que já foram tocados pelo seu ser.

É difícil alguém passar por nossa vida e não deixar algo. A senhora passa de uma forma especial, pois permanece e permanecerá.

E o que nos deixou: uma profissão, uma nova vida, um futuro. Sua maior obra de arte é a sua vida. Tudo o que faz, o que tem suas idéias e palavras expressam o seu interior, e isso é sagrado.

Terminamos esta homenagem lembrando que suas ações lhe tornam imortal.



Que Deus te continue te iluminando




A turma de 5º e 8º , Coordenadora e Monitores do Mais Educação e também todos os Professores, Alunos e Funcionários te parabeniza por esse dia Especial.
Marlene

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Oficina Informática

Atenção Galera

“A maior força não esta nos seus braços ou em armas e sim na sua mente”

“A próxima fronteira não esta somente á sua frente, ela está dentro de você”

Então venha utilizar a força que sua mente tem, e descobrir o conhecimento que há dentro de você


Oficina Informática

Mais Educação

Monitora Adriana

Mais Educação comemorou no 27 de outubro o Dia do Halloween

 

Curiosidades sobre o Halloween

Segundo a a historia desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a idade media, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela inquisição .

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).


 

Símbolos e Tradições


Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.


As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.


 

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.


Doces ou travessuras