Seja bem vindo!

"Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tornarem um pouco o destino da escola. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”

Paulo Freire


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Torneio interno de futebol


 O torneio interno realizado em Outubro na quadra do San Diego foi um sucesso. Alunos do Fundamental II organizaram seus times e participaram com muito entusiasmo.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Visita dos alunos do 3º ano a Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO


Os alunos do 3º ano foram visitar a  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT da Universidade Salgado de Oliveira. O tema principal foi " Ciência para o desenvolvimento Sistentável", cujo objetivo foi estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias de utilização responsável dos recursos naturais, na perspectiva da sustentabilidade ambiental pautando-se no respeito a diversidade social, cultural e biológica.
Os 45 alunos do 3º ano sairam as 8:30h do Colégio Polivalente San Diego em  um ônibus disponibilizado pela SEC e retornaram as 11:30hs. 
Foi solicitado aos alunos para fazerem um relatório da visita.

Comemoração do Dia do funcionário Publico

Hoje, 28 de outubro de 2010, comemoramos no San Diego o Dia do Funcionário Publico. Contamos com a presença dos Funcionários e Professores para um almoço na area externa do Colégio. Os Professores fizeram um amigo secreto para homenagear os funcionários do Colégio. Cada Professor tirou um nome de um funcionário para dar uma lembrança.  Foi uma tarde muito agradável.

 



Cecy Ramos no San Diego

Nós, equipe gestora, Professores, funcionários e alunos do San Diego, ficamos muito horados em receber no dia 26/10/10, a escritora Cecy Ramos para a realização de uma palestra com os alunos do Eixo VI, turmas 05, 06 e 07. A escritora foi convidada pela Professora Marilia, que ficou encantada com seu livro: A Península de Itapagipe em quadrinhos.

Neste novo livro, Xaxado pega uma carona no redemoinho do Saci e vai conhecer um dos lugares mais bonitos de Salvador, A Península de Itapagipe. Escrito pela escritora Cecy Ramos, a guardiã de Itapagipe, e adaptado e desenhado por Antonio Cedraz e equipe, este livro foi selecionado pelo edital nº 23, Apoio à Edição de Livros de Autores Baianos, e realizado com recursos do Fundo de Cultura


Cecy também trouxe fotos antigas da Peninsula de Itapagipe e falou um pouco sobre a sua história.



Comemoração do Dia do Professor

Comemoramos no dia 14 de outubro o Dia do Professor, com a presença de professores e funcionários dos três turnos.


terça-feira, 12 de outubro de 2010

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR



Quero aprender sua lição que faz tão bem pra mim
Agradecer de coração por você ser assim
Legal ter você aqui
um amigo em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar
Pra alcançar as estrelas não vai ser fácil,
mas se eu te pedir
você me ensina como descobrir
qual é o melhor caminho
Foi com você que eu aprendi a repartir tesouros
Foi com você que eu aprendi a respeitar os outros
Legal ter você aqui
um amigo em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar
Pra mostrar pra você que eu não esqueço mais essa lição
Amigo, eu ofereço essa canção
Ao mestre com carinho
Foi com você que eu aprendi a repartir tesouros
Foi com você que eu aprendi a respeitar os outros
Legal ter você aqui
um amigo em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar
Pra mostrar pra você que eu não esqueço mais essa lição
Amigo, eu ofereço essa canção
Ao mestre com carinho


Composição: Abelhudos

FONTE: http://letras.terra.com.br/abelhudos/71119/

HOMENAGEM DO COLÉGIO POLIVALENTE SAN DIEGO A TODOS OS PROFESSORES.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

COLEGIADO ESCOLAR




O Colegiado Escolar é um conselho formado por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar: direção, professores ou coordenadores, servidores técnico-administrativos, estudantes, pais ou responsáveis e comunidade local, que atuam de forma colaborativa na perspectiva de efetivar o compartilhamento de responsabilidades sobre o conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento da educação pública em cada escola.


O Colegiado tem como função consolidar a gestão escolar democrática a partir do estabelecimento de relações de compromisso, parceria e co-responsabilidade entre a escola e a comunidade, com vistas a melhoria da qualidade social da educação


O Colegiado Escolar tem as seguintes funções:



DELIBERATIVA: elabora , aprova, toma decisões relativas às ações pedagógicas, administrativas e financeiras.


CONSULTIVA: assessora a gestão da unidade escolar, opinando sobre as ações pedagógicas, administrativas e financeiras.


AVALIATIVA: elabora diagnóstico, avalia e fiscaliza o cumprimento das ações desenvolvidas pela unidade escolar.


MOBILIZADORA: apóia, promove e estimula a comunidade escolar e local em busca da melhoria da qualidade de ensino, do acesso, da permanência e da aprendizagem dos estudantes.

Momento de reflexão

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

(Rubem Alves)

Vamos juntos construir uma escola onde o aluno busque o conhecimento com base em suas experiências pessoais, explorando os assuntos que são mais do seu interesse em atividades ou projetos práticos, em aulas mais lúdicas, dinâmicas, com grande interação entre estudante e professor. O que queremos é deixar de ser gaiola e se transformar em uma  escola ‘asa’, mas para isso é preciso que todos colaborem.