Seja bem vindo!

"Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tornarem um pouco o destino da escola. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”

Paulo Freire


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

22 de agosto - Dia do folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.



Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:




Boitatá: representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto: acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.


Curupira: assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.



Lobisomem: este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.


Mãe-D'água: encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.



Corpo-seco: é uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.




Pisadeira: é uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mula-sem-cabeça: surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.


Mãe-de-ouro: representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.



Saci-Pererê: é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

San Diego no Bahia Meio Dia

Matéria exibida pelo Bahia Meio dia no dia 11/08/10

Fonte: www.ibahia.com

Oficina de sensibilização - Diga não ao Bullying

Os alunos do 1º ano 09 - matutino, participaram de uma oficina de sensibilização com os estagiários de Biologia: Ana Rita e Sergio. O objetivo da oficina foi fazer uma reflexão sobre o ser humano que escolhemos ser e os caminhos que desejamos percorrer em nossas vidas.


Os alunos do Noturno participaram da Mostra de Talentos

As Professoras Jane Bárbara e Ana Maria orientaram seus alunos das turmas 01 e 02 doTempo Formativo III - Noturno para apresentação na Mostra de Talentos.
Parabéns a todos!!!







Alunos de Teatro da Ufba fazem apresentações no San Diego

Os alunos de Teatro Marcos Moreira e Clécio Lima se apresentaram no Auditório do Colégio Polivalente San Diego no dia 12/08. As apresentaçoes fizeram parte da comemoração do Dia do Estudante.
Marcos Moreira em 5 contra 1



Clécio Lima

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Matéria exibida pelo Bahia Meio Dia


Alunos aprendem a evitar o 'bullying' nas escolas
11/8/2010

Ingrid, de 13 anos, conta que é insultada pelos colegas de escola

Brincadeiras de mau gosto, apelidos, xingamentos. Atitudes que podem marcar para sempre a vida de quem sofre o chamado ‘bullying’. As vítimas são crianças e adolescentes.
Você vai ver agora o depoimento emocionado de uma adolescente vítima do ‘bullying’ e como isso afeta o dia-a-dia dela. A preocupação com o assunto é tanta que uma escola pública de Salvador resolveu tratar a questão através da arte.

As lições e provas Ingrid tira de letra. O que está difícil pra estudante de 13 anos é ser motivo de gozações há pelo menos um ano. ‘Eles esculhambam, xingam você, bota cada apelido absurdo em você, às vezes você acha que é uma brincadeira, mas quando você que as coisas estão se agravando, aí a gente fica bem nervoso’, conta a estudante Ingrid Ramos. ‘Eu acho que isso é uma violência e que ninguém deveria fazer porque a gente diferente, a gente não é feio’, emociona-se Ingrid.

A palavra ‘bullying’, de origem inglesa, pode ser até nova, mas a prática sempre existiu. ‘É uma forma de agressão física ou verbal. Começa como uma brincadeira de mal gosto, mas depois termina como uma humilhação para a pessoa’, explica a estudante Érica Nascimento, de 13 anos.

Na tentativa de frear o comportamento agressivo entre os estudantes, ‘bullying’ virou assunto em sala de aula desde junho. ‘O temo foi escolhido exatamente pelos alunos. É um assunto muito importante’, diz a diretora Marlene Santos.

No auditório da Escola Estadual Polivalente San Diego, no bairro do Uruguai, os estudantes usam o teatro e a dança pra aprender a conviver com as diferenças. ‘A arte tem um grande poder de transformação. Ela consegue fazer com que os alunos não só vivenciem, mas tenham uma visão crítica do que eles estão vivenciando’, avalia o professor Raimundo Moura.

O ‘bullying’ é um problema encontrado em qualquer escola, pública ou particular. As pessoas que sofrem de ‘bullying’, segundo os psicólogos, poderão crescer com sentimentos negativos, principalmente, baixa auto-estima e na terão sérios problemas de relacionamento e no trabalho.
‘Tem dias que a gente acorda bem, mas tem dia que já não dá tão certo. Quando a gente chega na escola, chega pensando que é um novo dia, mas é tudo a mesma coisa. Chateia, magoa, com certeza’, diz Ingrid.

Com apoio da escola e dos pais, Daiane, de 16 anos quer ser exemplo de superação. ‘Minha mãe, principalmente, que sempre esteve ali me apoiando, falando para eu estudar, você tem que mostrar o que você é para você mesma, se olhe no espelho e veja se é realmente o que estão falando. Então, eu vivo hoje o que eu penso de mim, não vivo o que os outros pensam de mim’, ensina a estudante Daiane Silva, de 16 anos.

Dia do estudante


"Estudar é como conhecer mundos diferentes.
Tempo de novidade a cada dia.
Tempo de alegria a toda hora
Tempo de se preparar para a vida".
Uma Homenagem de toda a equipe do Colégio Polivalente San Diego.

A Rede Bahia presente na Mostra de Talentos do San Diego

A Rede Bahia cobriu todo evento realizado na manhã do dia 10 de agosto no Auditório do Colégio Estadual Polivalente San Diego.

Oficinas: Diga não ao Bullying

Aconteceu nos dias 09 e 10 de agosto, no San Diego, oficinas de sensibilização para o combate ao Bullying. Os alunos dos três turnos juntamente com seus professores criaram cartazes, dramatizações e danças, com o objetivo de sensibilizar a todos sobre a importância de se combater o Bullying.




























domingo, 8 de agosto de 2010

NTE vai à escola

O NTE Vai à Escola é um projeto que visa impulsionar as ações educativas mediadas pelos meios tecnológicos nas escolas públicas baianas.















Com o apoio do Professor colaborador Moacir Lourenço, o professor Otaviano (Biologia) desenvolveu atividades sobre Histologia com seus alunos.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Colégio Polivalente San Diego deseja a todos um Feliz dia dos Pais.




Ser pai é ser companheiro,construindo no ninho familiar a grandeza dos filhos,para alicerçar valores que edificam a sociedade.


Ser pai é ser jardineiro, plantando raízes de virtudes com mãos delicadas, para que o lar seja sementeira de luz e de verdade.


Ser pai é ser herói, protegendo o espaço sagrado de seu templo-família,cultivando no coração dos filhos o germe da harmonia.




quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Acontece nos dias 09,10 e 12 de agosto a 1ª Mostra de Talentos do Colégio Polivalente San Diego (fim de linha do Uruguai ) com o tema: A Arte contra o Bulliyng.
Apoio: Leituração com arte.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

BULLING: humilhar, intimidar, ofender, agredir....

Gozação, agressão, ofensa e humilhação... O que para muitos era “normal”, coisa de criança e de adolescente é, na verdade, bullying.

Bulling, palavra em inglês que é usada com o sentido de zoar, gozar, tiranizar, ameaçar, intimidar, humilhar, isolar, perseguir, ignorar, ofender, bater, ferir, discriminar e colocar apelidos maldosos.

A gravidade é que esse padrão de comportamento está longe de ser inocente. Trata-se, na verdade, de um distúrbio que se caracteriza por agressões físicas e morais repetitivas, levando a vítima ao isolamento, à queda do rendimento escolar, a alterações emocionais e à depressão.

O assédio moral e físico é intenso, deixando a vítima constrangida e assustada. Pesquisas em países como a Austrália mostram que o bullying pode levar a altos níveis de ansiedade, a estresse, à depressão e até mesmo à automutilação. Além disso, é preciso olhar com atenção tanto para a vítima quando para o agressor. Pesquisas mostram que algumas das pessoas praticantes do bullying hoje já foram vítimas no passado.

É HORA DE DENUNCIAR - As escolas têm criado um espaço para que os alunos denunciem esse tipo de agressão, de chacota, de ofensa ou de humilhação.

A violência moral já é objeto de preocupação nos países europeus. Na maioria deles, há normas do Ministério da Educação que obrigam a escola a evitar o bullying. Em todo o mundo, especialistas concordam que o papel dos pais, tanto dos agressores quanto dos agredidos, é fundamental para combater a violência moral nas escolas. Eles precisam saber lidar com a situação.

O primeiro grande passo para pais e educadores é encorajar as vítimas de bullying a denunciar seus agressores. Atualmente, uma das dificuldades para identificar casos de violência moral ou bullying é que a vítima costuma sofrer em silêncio, com medo de represália dos colegas caso conte o que acontece para algum adulto.


MEDO > DEPRESSÃO > TRISTEZA > SOLIDÃO

AS PRÁTICAS DE BULLING

Por que o bullying é praticado?
Porque o praticante do bullying quer:

1) Obter força e poder;
2) Conquistar popularidade na escola;
3) Esconder o próprio medo, amedrontando aos demais;
4) Tornar outras pessoas infelizes, já que ele próprio é infeliz;
5) Vitimar outras pessoas por ter sido vítima de alguém no passado.

Que as vítimas devem fazer?

1) Evitar a companhia de quem pratica o bullying ou dos chamados “carrascos”;
2) Jamais falar com o agressor sozinho. É mais seguro falar com ele perto de outras pessoas;
3) Não responder às provocações;
4) Não manter a agressão em segredo. Não se deixar intimidar. Relatar os fatos aos professores, coordenadores, diretores ou responsáveis

FONTE: http://www.maxi-in.com.br/maxi-in.asp?edicao=36&id=47
POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA


Equipe gestora 2009-2011

Marlene Bispo - Diretora
Maria Solange - Vice diretora matutino
Jane Bárbara - Vice diretora vespertino
Ariadne Queiroz- Vice diretora noturno


A atual equipe de gestores foi designada a partir de uma eleição direta onde os membros da comunidade escolar e local escolheram os seus representantes. A gestão dessa escola far-se-á de forma democrática e participativa, valorizando os princípios de autonomia, coerência, pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, e co-responsabilidade da comunidade escolar. Acreditamos que somente através desse convívio democrático, levaremos a comunidade escolar a participar com responsabilidade e a praticar o exercício da cidadania, ajudando a construir a autonomia da instituição.
Mesmo ciente que agregar pessoas ao mesmo ideal é uma batalha constante e que certamente consumirá bastante tempo para acontecer, a missão da equipe é buscar juntamente com os professores e funcionários, uma formação acadêmica de qualidade, sem esquecer o desenvolvimento social e emocional de nossos educandos.
A comunidade escolar do Polivalente San Diego tem como valores:
1- O respeito pelo aluno levando em consideração que a fase da adolescência e da juventude provoca mudanças e uma ruptura entre o fim da infância e o início da vida adulta, mesmo não havendo uma definição social precisa para esse período de transição social, que é também cultural, pois acontece de várias maneiras nas diversas formas de sociedade formadas pelo homem. Nesse momento da vida as dificuldades são inúmeras especialmente no tocante a construção da auto-imagem e da própria identidade. Estes aspectos deixam o jovem bastante vulnerável em suas relações afetivas, sociais, com a família, com as perspectivas de futuro, com valores morais, enfim é momento de dúvidas e fragilidades que deverão ser respeitados.

2- A democracia como valor permanente na construção do aprendizado tantos dos alunos como do corpo docente, interagindo com o os mais variados conhecimentos presentes em cada um dos atores atuantes na unidade escolar.

3- A autonomia, reconhecer o direito de escolher um caminho de vida próprio, de ser respeitado nessas escolhas e de viver de modo digno e satisfatório em qualquer alternativa, de acordo com próprias aptidões, desejos e valores, consolidando o direito de ser diferente, o respeito a diversidade cultural. Para que a autonomia seja conquistada será necessário capacitar toda a comunidade escolar para tomar decisões, construir suas regras, refletir sobre as conseqüências de suas ações e assumir responsabilidades. Conquistada a autonomia estamos também atingindo os dois primeiros valores já citados anteriormente.
MISSÃO DO COLÉGIO


A missão do colégio é clara no que diz respeito à realidade da comunidade carente onde se encontra inserido. Para atender e transformar essa comunidade buscamos uma formação acadêmica de qualidade, sem esquecer o desenvolvimento social e emocional de nossos educandos. Nossos objetivos é que os jovens construam sua autonomia, sejam capazes de tomar decisões firmes e acertadas rumo ao sucesso de suas vidas, mais que isso, sejam divulgadores dessas boas novas, estabelecendo uma rede de proteção às gerações futuras.
COMO TUDO COMEÇOU ...

A Escola Polivalente San Diego foi implantada em 1972, na ex-ilha de Santa Luzia, no bairro do Uruguai, nos Alagados, pelo então governador do Estado da Bahia, Antonio Carlos Magalhães e o então Secretário da Educação Rômulo Galvão de Carvalho, representantes do poder local. Construída pelo PREMEM, composta de 12 salas, 800 alunos e com aulas práticas.

O Colégio Polivalente San Diego continua no mesmo local, mesmo endereço em que foi criado em 1972, Rua Luiz Regis Pacheco, 2182, no Bairro do Uruguai, mas não é mais uma escola de 1º grau. O Polivalente San Diego além do ensino fundamental (ciclo II) oferece também o ensino médio regular e o Tempo Formativo III – EJA (presencial).

Atualmente o prédio do Colégio é dotado de infra-estrutura satisfatória e conta com 13 salas funcionando, o setor administrativo e de serviço, uma biblioteca, uma sala de projeção e um laboratório de informática.